Magmel blogger barra

Magmel blogger barra

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Avivamento: O Triunfo da Luz


                                                                                Carmelo Peixoto                      

John Wyccliffe a “Estrela d’alva da Reforma"
                                                                                   
“A verdadeira autoridade emana da Bíblia, que contém o suficiente para governar o mundo”
 
O que marcou a vida deste homem foi sua erudição e dedicação ao estudo da teologia. John Wicclife nasceu em Hipswell, no condado de Yorkshire na Inglaterra, em 1329. Sua vida foi marcada pela erudição e dedicação ao estudo da teologia.

Wycliffe viveu numa época cheia de pressões. Disputas religiosas, disputas entre o trono da Inglaterra e o papado, a peste negra, que dizimou um terço da Europa, o desvio da Palavra de Deus, heresias, imoralidade no clero.

Pelo seu conhecimento das Escrituras Sagradas, este homem cuja infância parece ter sido típica de uma pequena aldeia daquela época, começou a expor os erros da Igreja Romana, como, por exemplo, a idéia de que o poder temporal, o poder dos reis, originava-se do poder eclesiástico. Falou abertamente contra a hierarquia eclesiástica e negou a doutrina da transubstanciação Muitos se converteram com a sua pregação e seus escritos. Ele fundou uma associação de pregadores chamados Lolardos e enviou-os a pregar pelo país. 

Wycllife era um homem de oração e com certeza ele teve uma percepção clara das grandes verdades da Bíblia que haviam sido abandonadas. O Senhor o abençoou grandemente. Ele afirmava que

“As Escrituras são uma propriedade do povo e uma possessão que ninguém pode arrancar do povo. Cristo e seus apóstolos converteram o mundo por fazer conhecidas as Escrituras, e eu oro de todo o coração que , por obedecermos ao que está contido neste Livro, possamos provar a vida eterna.”

Juntamente com John Huss, que abraçou suas doutrinas e foi martirizado, foi o precursor da Reforma e abriu o caminho para que a Luz invadisse a Europa.

John Wycclife fez a versão da Bíblia para o inglês, colocando a Palavra de Deus na mão do povo da Inglaterra. Sua tradução com outros sábios foi baseada na versão latina da Bíblia, a Vulgata. A versão king James é baseada principalmente na versão de Wycliffe, de 1382.  Ele faleceu em 1384, sua influência foi muito grande em vários movimentos de reforma da igreja, especialmente na boêmia. 

A sua visão de que o importante é dar ao povo o conhecimento das Escrituras Sagradas, isto é, da Palavra de Deus, e sua luta para divulgá-la junto à nação da Inglaterra, fizeram as pessoas acordarem, houve salvação, a luz triunfou. É isto que um avivamento faz. Quando Deus usa um homem ou homens que amem a Palavra de Deus, que sejam homens de oração, que lutem para evangelizar e dar assim ao povo o conhecimento da Palavra de Deus, então Deus, na Sua misericórdia e bondade, usa esse homem ou esses homens dando-lhes uma colheita abundante de almas para a glória do Seu Reino. Pensemos na Igreja Cristã hoje, especialmente no ocidente. O que vemos? Falta de conhecimento da Palavra de Deus. Certo professor de história da Igreja relatou  numa conferência um fato preocupante nestes termos:

"A igreja moderna não tem ouvido a Escritura, a igreja moderna tem ouvido muitas vozes, mas tem ouvido muito pouco a Escritura. Às vezes, eu vou em igreja evangélica, ouço pregações em que o pastor nem abre a Bíblia". 

A igreja cristã precisa urgentemente abrir os olhos para esta situação. Os crentes devem ser ensinados nos pontos básicos da Palavra de Deus. Devem ser acompanhados desde cedo, edificados e bem edificados desde os primeiros dias de sua conversão. Há muita gente sem conhecimento da Palavra buscando ter vitórias mas sem crescimento e sem preparo para combater as forças do mal. Crianças na fé com anos de atraso na escola da Palavra de Deus. O resultado está aí. 

O avivamento virá se o povo de Deus se humilhar e orar. Como se humilharão se o orgulho da carne não foi derrotado pelo conhecimento vivencial da Escritura, se os olhos espirituais do coração não foram iluminados? Se os cristãos não souberem  na prática o que é buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, como poderão ter vitórias espirituais? 

O avivamento é o triunfo da luz, na história da igreja, quando a igreja se torna agente transformador das vidas dos homens. Ele poderá vir quando os crentes estiverem andando com uma vida consagrada à oração e à Palavra de Deus. Que Deus nos ajude a perseguir esta compreensão e a praticá-la em nome de Jesus, amém.

Gostou deste texto? Envie a um amigo: http://carmelopeixoto.blogspot.com.br/2012/06/avivamento-o-triunfo-da-luz.html?utm_source=BP_recent

Bibliografia consultada:
http://josemarreforma.blogspot.com.br/2006/06/john-wycliffe.html
http://www.teuministerio.com.br/BRSPIGBSDCMCMC/vsItemDisplay.dsp&objectID=383C6651-B303-46DE-87B77390F172F520&method=display
http://www.lettersvitae.com/wordpress/?p=793

Nenhum comentário:

Postar um comentário