Magmel blogger barra

Magmel blogger barra

sexta-feira, 1 de maio de 2015

A Fé do Centurião

                                                                                          Carmelo Peixoto

Com o episódio envolvendo aquele centurião de Mateus 8, temos um grande ensinamento sobre a fé cristã. As palavras de Jesus são o meio pelo qual compreendemos a qualidade desta fé: "Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei tamanha fé" (cf. Mateus 8:10) Então devíamos apreender esta qualidade de fé no contexto. Vamos por parte.
Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei tamanha fé.
Mateus 8:10

Primeiramente, o centurião diz: " Senhor, não sou digno que entres em minha casa" (cf. Mateus 8:8a). Notamos primeiramente que ele chama Jesus de Senhor. Ele reconhece que Jesus é o Senhor. Há muitos hoje que não reconhecem o senhorio de Jesus e se referem a Jesus apenas como salvador. De fato, além de Salvador, Ele é Senhor.

Em segundo lugar, ele sabe que é um pecador e, por isso, indigno da presença de Jesus em sua casa. Ele olha para si e não vê nada de bom, ao contrario de muitos cristãos professos de hoje que têm dificuldade de reconhecer e pedir perdão quando ofende alguém, mesmo quando sabe que pecou ou sabendo que o outro está ofendido. Ah, quantos cristãos demoram a reconhecer o seu pecado, não dão um passo tão importante. Acham-se ainda muito importantes. Na nossa vida, somos abençoados quando estamos em acordo com a Palavra de Deus. Não há benção sem obediência.

Em terceiro lugar, ele confia na Palavra de Jesus: "porém, dize somente uma palavra e o meu criado há de sarar". Reconheceu que Jesus tinha autoridade para curar, sarar as doenças. Reconheceu a autoridade daquele em quem foram criadas todas as coisas (Colossenses 1:16). Reconheceu o poder de Jesus sobre a criação, sobre as criaturas. Aquele homem era um pagão, um soldado romano. Que exemplo tremendo esta passagem nos mostra. Não há obstáculos para a fé.

Por último, aquele homem afirma sua condição de autoridade relacionando a autoridade de Jesus, reforçando sua confiança no salvador bendito. Ele diz que tem soldados as suas ordens e eles lhe obedecem. É uma fé que situa o crente numa relação com o salvador e com os outros, pelos quais ele intercede. Uma fé autentica e exemplar, uma fé que se preocupa com os da sua casa.

Ah, que a nossa geração tenha esta fé, que saibamos reconhecer nosso lugar, que reconheçamos o senhorio de Cristo, nosso salvador, que tenhamos uma fé que deposite a confiança no que Ele mandar, uma fé que extrapole as barreiras entre senhores e criados.  A fé verdadeira é assim, simples e profunda. O homem se humilha diante de Cristo e então é honrado. Jesus o elogia por sua fé. Jesus atendeu a sua oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário